terça-feira, 16 de agosto de 2011

AFIRMAÇÃO


LEITURA BíBLICA: Lucas 14:7-14
VERSíCULO BíBLICO: Pois qualquer que a si mesmo se exaltar sré humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Lucas 14:11)
UMA AFIRMAÇÃO HONESTA É IMPORTANTE.
Como podemos nos humilhar? Algumas pessoas tentar passar uma aparência de humildade para manipular outras pessoas. Outros pensam que se humilhar significa se colocar para baixo. As pessoas verdadeiramente humildes se comparam somente a Cristo, enxergam os seus próprios pecados e entendem suas limitações. Por outro lado, eles também econhecem seus dons e seus pontos positivos e estão prontos para usá-los como Cristo quiser. A humildade não é auto-degradação; é uma avaliação e um comprometimento realísta para servir.
LEITURA BíBLICA: 1 Coríntios 1:4-9
VERSíCULO CHAVE: Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.. (1 Coríntios 1:4)
UMA AFIRMAÇÃO QUE ACRESCENTE É IMPORTANTE.
Paulo escreveu algumas palavras fortes aos coríntios em sua carta, mas ele começou com uma entonação positiva. Ele fala de como eles são privelegiados por fazerem parte da família de Deus, sobre o poder que Deus lhes deu de falar por ele e entender a sua verdade e sobre a presença de seus dons espirituais. Independente do conteúdo de sua carta, o estilo de Paulo era sempre afirmativo. Ele sempre começava suas cartas falando sobre o que ele mais apreciava nos seus leitores e a alegria que ele sentia por causa da fé que eles tinham em Deus. Quando corrigimos os outros, ajuda quando começamos afirmando o que Deus já fez neles.

A PALAVRA DE DEUS SOBRE AFEIÇÃO



COMO QUE DEUS EXPRESSA SUA AFEIÇÃO POR NÓS?
João 3:16 . . . Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Romanos 5:8 . . . Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
1 João 4:9-10 . . . Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou, e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
Ele abriu mão de seu próprio Filho, Jesus, por nós como uma expressão de seu amor por nós. Jesus morreu para que nós pudessemos viver pra semore. Este é o verdadeiro amor.
Salmos 136:1 . . . Dai graças ao Senhor, pois ele é bom, porque o seu amor dura para sempre.
Jeremias 31:3 . . . Há muito que o Senhor apareceu, dizendo: Com amor eterno te amei; com benignidade te atraí.
1 Coríntios 2:9-10 . . . Mas, como está escrtio: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as coisas que Deus preparou para os que amam.
Ele anseia por um relacionamento diário e eterno conosco, e nos encobre com o seu amor diariamente.
COMO PODEMOS EXPRESSAR O NOSSO AFETO PARA COM DEUS?
Salmos 143:6 . . . Estendo para ti as minhas mãos; a minha alma tem sede de ti como terra sedenta.
Salmos 130:6 . . . A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que os guardas pela manhã.
Salmos 63:1 . . .Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti, o meu corpo te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água.
O nosso desejo por Deus é uma evidência de nosso afeto por ele.
João 14:15 . . . "Se me amais, guardareis os meus mandamentos."
Isaías 26:8 . . . Até no caminho dos teus juízos, te esperamos; no teu nome e na tua memória está o desejo da nossa alma.
Salmos 119:40, 131 . . .Como desejo os teus preceitos! Preserva a minha vida na tua retidão. Abro a minha boca e suspiro, desejando os teus mandamentos.
A nosso obediência a Deus e sua Palavra é uma evidência de nosso afeto por ele. A obediência é uma das formas maiores de amor pois honra a pessoa a quem obedecemos.
Salmos 84:2 . . .A minha alma suspira e desfalece pelos átriosdo Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.
As nossas próprias palavras são uma evidência de nosso afeto por ele. Nós mostramos o nosso afeto por Deus dizendo isso a ele. Imagine um cônjuge que nunca diz "eu te amo", ou nunca fala de você para outras pessoas.
COMO POSSO MOSTRAR A MINHA AFEIÇÃO PELO MEU CÔNJUGE?
1 Coríntios 13:4-7 . . . O amor é paciente, é benigno. O amor não inveja, não se vangloria, não se ensoberbece. Não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita o mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo sofre, tude crê, tudo espera, tudo suporta.
Nós podemos mostrar o nosso afeto ao nosso cônjuge na maneira em que reagimos a ele.
Efésios 5:25 . . . Vós maridos, amai as vossas esposas, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.
A total devoção e dedicação reflete a afeição. O amor e a afeição não é para o momento, mas oara sempre. Cristo amou a igreja o suficiente para dar a sua vida por ela.
Cântico dos Cânticos 1:7-8 . . . ÒDize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o recolhes pelo meio-dia. Por que razão seria eu como o que anda errante pelos rebanhos dos teus companheiros? Se tu não sabes, ó mais formosa entre as mulheres, segue pelas pisadas das ovelhas, e apascenta as tuas cabras junto as moradas dos pastores.Ó
O desejo de passar um tempo um com a outra pessoa mostra o nível de afeição um pelo outro.
Cântico dos Cânticos 1:9 . . .Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó minha amiga.
Nós podemos expressar o nosso afeto ao nosso cônjuge verbalmente.
Cântico dos Cânticos 2:4-6 . . . Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim é o amor. Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, pois desfaleço de amor. A sua mão esquerda esteja debaixo de minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.
Podemos deixar os outros saberem do nosso deleite com nossos cônjuges.
Cântico dos Cânticos 1:12 . . . Aparecem as flores na terra; o tempo de cantar chegou, e a voz das rolas ouve-se em nossa terra.
Podemos achar meios para agradar o outro.
PROMESSAS DE DEUS:
1 Pedro 4:8 . . . Tende, antes de tudo, ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados.

CONSELHO QUE MACHUCA

ADVERSIDADE, A PALAVRA DE DEUS SOBRE


COMO QUE ALGUÉM PODE SABER QUANDO ESTÁ RECEBENDO MAUS CONSELHOS?
LEITURA BíBLICA: 1 Reis 12:1-15
VERSíCULO CHAVE: Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe deram, e teve conselho com os jovens que havíam crescido com ele, e que assistiam diante dele. (1 Reis 12:8)
TANTO O CONSELHO COMO O CONSELHEIRO DEVEM SER AVALIADOS.
Roboão pediu conselho, mas ele não avaliou cuidadosamente esta conselho. Se ele o tivesse feito, ele teria visto que o conselho dado pelos anciãos era mais sábio que o dos jovens. Para avaliar um conselho, pergunte se ele é realista, trabalhável e consistente com os princípios b´blicos. Determine se os resultados destes conselhos serão justos, faça melhorias e dê uma direção ou uma solução positiva. Procure conselho de pessoas mais sábias e mais experientes. O conselho ajuda somente quando nós o avaliamos com os padrões de Deus em mente.
LEITURA BíBLICA: Jó 18:1-19:6
VERSíCULO CHAVE: Até quando entristecereis a minha alma, e me quebrantareis com palavras? (Jó 19:2)
AVALIE O CONSELHO NA LUZ DA PALAVRA DE DEUS.
O segundo discurso de Bildade não foi realmente diferente do primeiro, ele foi apenas mais duro, assim como foi Elifaz. Os amigos de Jó o acusaram de pecar para que ele se sentisse culpado, não para encorajá-lo ou corrigí-lo. Quando encaramos dificuldades, dor e sofrimento, nós podemos esperar os Bildades bem intencionados da vida citando provérbios e dando conselhos sem realmente nos escutar e se identificar com a nossa dor. Ao invés de tentar entender, eles nos dão respostas que não ajudam em nada. Quando você receber esse tipode conselho, escute educadamente. Depois, na tentativa de separar um conselho que ajude de um monte de palavras vazias, converse com Deus sobre o que foi dito. Quando der conselhos, evite palavras vazias. É mais importante dar carinho e suporte do que falar as palavras certas.
CONSELHO QUE AJUDA
QUÃO IMPORTANTE SÃO AS FONTES DE NOSSOS CONSELHOS?
LEITURA BíBLICA: Provérbios 6:20-24
VERSíCULO CHAVE: Filho meu, guarda os mandamentos de seu pai, e não deixes o ensino de tua mãe. (Provérbios 6:20)
AQUELES QUE FORAM CONFIÁVEIS NO PASSADO DEVEM SER CONSIDERADOS NO FUTURO.
É natural e bom para as crianças, que ao virarem adultos, ele se tornem independentes de seus pais. Jovens adultos, no entanto, devem ter o cuidado de não ignorarem os conselhos de seus pais. Se você estiver lutando para tomar uma decisão ou procurando por discernimento, peça ajuda aos seus pais ou a algum adulto que te conheça bem. Os seus anos a mais de experiência podem ter lhes dado a sabedoria que você está procurando.
LEITURA BíBLICA: Marcos 10:17-31
VERSíCULO CHAVE: Jesus olhando para ele, o amou, e disse: Falta-te uma coisa: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Então vem, e segue-me. (Marcos 10:21)
OS BONS CONSELHOS VE DAQUELES QUE AMAM OS OUTROS VERDADEIRAMENTE.
Jesus mostrou amor verdadeiro por este homem, apesar de ele saber que que talvez ele não o seguiria. Cristo nos amou o suficiente ao ponto de dar sua vida por nós e para falar diretamente conosco. Se o seu amor fosse superficial, ele só nos daria a sua aprovação; mas porque o seu amor é completo, ele nos da desafios que podem mudar as nossas vidas.
AVALIANDO UM CONSELHO
HOW CAN WE KNOW WHEN ADVICE IS WORTH TRUSTING?
LEITURA BíBLICA: Números 13:1-14:19
VERSíCULO CHAVE: Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Subamos animosamente, e possuamo-la em herança, pois certamente prevaleceremos contra ela. (Números 13:30)
O CONSELHO ESTÁ BASEADO EM FATOS?
Dois homens sábios, Josué e Calebe, encorajaram o povo a agirem conforme a promessa de Deus e entrarem na terra. Imagine ficar diante de uma multidão e dar uma orpinião não muito bem vista! Calebe estava disposto a tomar essa posição para fazer conforme o que Deus tinha mandado. Para que seja uma coisa eficaz, quando você for diante de uma multidão você tem que: (1) ter os fatos (Calebe tinha visto a terra com seus próprios olhos); (2) ter a atitude certa (Calebe confiava na promessa de Deus de dar a terra a Israel); e (3) diga claramente o que você acredita (Calebe disse, "certamente prevaleceremos contra ela").
O povo rejeitou o conselho e até pensaram em matar Josué e Calebe. Não seja tão rápido em rejeitar conselhos que você não gosta. Avalie cuidadosamente e compare com os ensinamentos da Palavra de Deus. Aqueles que estão dando o conselho podem estar exprimindo a mensagem de Deus.
BIBLE READING: Jó 5:8-27
KEY BIBLE VERSE: Bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige; portanto, não desprezes a disciplina do Todo-poderoso. (Jó 5:17)
O CONSELHO SE ENCAIXA NA SITUAÇÃO?
Elifaz estava certo - é uma benção ser disciplinado por Deus quando erramos. O seu conselho, no entanto, não se aplicava a Jó. Como sabemos desde o início do livro, o sofrimento de Jó não era o resultado de um grande pecado. Ás vezes nós damos excelentes conselhos a alguém que não se aplicam àquela situação, e portanto não ajudam muito. Aqueles que dão conselhos baseados na palavra de Deus, devem ter certeza que entenderam completamente a situação dessa pessoa antes de aconselhá-la.
LEITURA BíBLICA: Provérbios 10:1-21
KEY BIBLE VERSE: Mas os olhos dos ímpios desfalecerão, o seu refúgio perecerá; a sua esperança será o expirar. (Provérbios 10:20)
O CONSELHEIRO É CONFIÁVEL?
Um monte de conselhos ruins valem menos do que um bom conselho. É fácil de obter opiniões de pessoas que falam somente o que vai nos agradar, mas esse tipo de conselho não ajuda em nada. Ao invés disso, devemos procurar aquelas pessoas que falam a verdade, mesmo quando machuca. Pense nas pessoas nas quais você procura conselho. O que você espera escutar delas?
REAGINDO AO CONSELHO
COMO DEVEMOS LIDAR COM BONS CONSELHOS?
LEITURA BíBLICA: Provérbios 1:1-9
VERSíCULO CHAVE: O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.(Provérbios 1:7)
BONS CONSELHOS DEVEM SER DADOS COM HUMILDADE E RECEBIDOS COM GRATIDÃO.
Um dos tipos mais chatos de pessoa é aquela que sabe tudo, uma pessoa que tem uma opinião dogmática sobre tudo e está fechada para qualquer coisa nova. Salomão chama esse tipo de pessoa de tolos. Não seja um sabe-tudo. Ao invés disso, esteja aberto a opiniões de outras pessoas, especialmente aqueles que te conhecem bem e podem te dar conselhos valiosos. Aprenda como aprender dos outros. Lembre-se, só Deus é que sabe de todas as coisas.

A PALAVRA DE DEUS SOBRE ADULTÉRIO


O que a Bíblia fala sobre o adultério é um contraste gritante a visão casual de hoje sobre encontros sexuais. A questão do adultério é relacionado ao sexo, mas eles se relacionam muito mais profundamente com votos e fidelidade. Os votos do casamento falam sobre o comprometimento file a uma pessoa, assim como os nossos votos com Deus falam da nossa fidelidade para com ele. Deus quer ser o único amor divíno de nossas vidas, que nós não elevaremos nenhuma outra pessoa, objeto ou divindade ao seu nível. A união matrimonial é um símbolo desse comprometimento. Ao nos mantermos fiéis ao nosso cônjuge, nós entendemos mais o que significa se manter fiel a Deus. Essa fidelidade nos permite compartilhar uma intimidade e um propóstio comum que não é possível em relacionamentos casuais e é destruído, de fato, por relacionamentos adúlteros. O voto começa com o compromisso de Deus conosco. Ele nunca nos deixará ou nos abandonará. Então, ele espera esse mesmo tipo e grau de comprometimento de nós. Votos e compromissos matrimoniais são símbolos do nosso compromisso maior com somente um Deus. As dimensões sexuais do amor humano são as provisões de Deus para o comprometimento matrimonial para encontrar uma expressão de uma forma única, rica e recompensadora que reflita o nosso relacionamento de amor com Deus. É por causa disso que Deus guarda o relacionamentos matrimoniais como algo especial e puro.
DEUS PROíBE ESPECIFICAMENTE O ADULTÉRIO OU ELE ESTÁ MÉRAMENTE IMPLíCITO NAS ESCRITURAS?
Êxodo 20:14 . . . Não adulterarás.
Não tem como um mandamento se tornar mais específico - você não deve cometer adultério. Ele não só sugere que nós não cometamos adultério; ele exige. Deus é claro em relação ao que ele espera.
QUAL A MELHOR MANERIA DE EVITAR O ADULTÉRIO?
Mateus 15:19 . . . Pois do coração procedem maus pensamentos, assasínio, adultério, prostituição, furto, falso testemunho, blasfêmia.
As sementes do adultério estão plantadas no jardim do coração. Guarde o que está plantado no seu coração - através do que você lê, assiste ou pensa - para evitar o crescimento do fruto do adultério.
AS CONSEQÜÊNCIAS DO ADULTÉRIO SÃO SEVERAS E DURADOURAS.
Provérbios 6:32 . . . Mas o que adultera com uma mulher tem falta de entendimento; o que tal faz destrói a sua alma.
Como a maioria dos pecados, o adultério é um ato momentânio de prazer que tem terríveis conseqüências.
Levítico 20:10 . . .Se um homem cometer adultério com uma mulher de seu próximo, ambos, o adúltero e a adúltera, certamente serão mortos.
Nos tempos bíblicos o adultério era considerado tão mau que demandava a pena de morte. Imagine quantas pessoas seriam executadas se essa lei valesse hoje.
PORQUE É IMPORTANTE QUE NÓS NÃO NOS ENVOLVAMOS EM ADULTÉRIO?
Êxodo 20:14 . . . Não adulterarás.
Deus nos mandou sermos fiéis as nossas esposas.
Provébios 6:27-29 . . .Tomará alguém fogo no seu seio, sem que as suas vestes se queimem? Ou andará alguém sobre as brasas, sem que queimem os seus pés? Assim é o que dorme com a mulher do deu próximo; não ficará inocente todo aquele que a tocar.
Um momento de prazer no adultério, não vale a pena das conseqüências que traz - uma vida de arrependimento e dor.
1 Coríntios 6:9-10 . . . Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.
Mesmo que os nossos pecados não sejam descobertos nesta vida, nós não nos safaremos para sempre.
AS PROMESSAS DE DEUS:
Provérbios 6:24 . . . Esses mandamentos são...para te guardarem da mulher imoral e da sedução da língua da adúltera.
Mateus 5:8 . . . Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus.

O QUE JESUS TINHA A DIZER SOBRE O ADULTÉRIO?

ADULTÉRIO

lEITURA BíBIICA: Mateus 5:27-32
VRSíCULO CHAVE: Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não comenterás adultério. (Mateus 5:27)
A LUXÚRIA É UMA FORMA DE ADULTÉRIO.
A lei do Velho Testamento dizia que era errado uma pessoa ter relação sexual com uma pessoa que não fosse sua esposa ou seu marido (Êxodo 20:14). Mas Jesus disse que o desejo de ter relação sexual com alguém que não fosse o seu cônjuge era adultério mental e portanto era pecado - se o ato é errado, então a intenção também é. Ser fiel ao seu cônjuge com o seu corpo mas não com a sua mente é quebrar a confiança que é muito vital para um casamento sólido. Jesus não está condenando o interesse natural pelo sexo oposto ou mesmo o desejo sexual saudável, mas sim as fantasias que enchem a cabeça de uma pessoa repetida e deliberadamente que seriam más se fossem realizadas de fato.
REALIZAR DESEJOS PECAMINOSOS LEVAM OUTROS A PECAREM.
Alguns acham que se pensamentos cheios de luxúria são pecados, porque que uma pessoa não deveria realiza-los de uma vez? Realizar desejos pecaminosos é prejudicial de muitas maneiras : (1) faz as pessoas criarem desculpa para o pecado ao invés de eliminá-lo; (2) destrói casamentos; (3) é rebelião deliberada contra a Palavra de Deus; e (4) Sempre machuca outras pessoas além daquelas envolvidas diretamente. O desejo pecaminos não é tão perigoso quanto o ato pecaminoso, e é por isso que não deve ser realizado. No entanto, o desejo pecaminoso é tão prejudicial a justiça quanto o ato. Se não forem controlados, desejos errados resultam em ações erradas e afastam pessoas de Deus.
LEITURA BíBLICA: Lucas 16:16-18
VERSíCULO CHAVE: Qualquer que deixa a sua mulher, e casa com outra, adultera, e aquele que casa com a repudiada pelo marido adultera também. (Lucas 16:18)
ATÉ MESMO O ADULTÉRIO LEGAL É PECADO.
A maioria dos líderes religiosos nos dias de Jesus permitiam que um homem se divorciasse de sua esposa por quase qualquer motivo. Os ensinamentos de Jesus sobre o divórcio iam além de Moisés (Deuteronômio 24:1-4).Ele chocou os seus ouvintes por ser mais severo que todas as linhas de pensamento (veja Mateus 19:10) assim como mexe com os leitores de hoje em dia. Jesus diz em termos inconfundíveis que o casamento é um compromisso para a vida inteira. Pode até ser legal deixar o seu cônjuge por outra pessoa, mas é adultério nos olhos de Deus. Quando você pensar em casamento, se lembre que a intenção de Deus é que seja um comprometimento permanente.
O QUE É O ADULTÉRIO ESPIRITUAL?
LEITURA BíBLICA: Isaías 1:1-31
VERSíCULO CHAVE: Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de justiça; a retidão habitava nela, mas agora homicidas. (Isaías 1:21)
DEUS COMPARA O SEU RELACIONAMENTO COM O SEU POVO COM O CASAMENTO.
O povo tinha deixado de adorar aoi verdadeiro Deus para adorar ídolos. Sua fé era defeituosa, impura e diluída. A idolatria, seja ela interna ou externa, é adultério espiritual, quebrando o nosso compromisso com Deus para amar outra coisa. Jesus descreveu as pessoas de sua época como adúlteros, mesmo eles sendo religiosamente severos. A igreja é a "noiva" de Cristo (Apocalipse 19:7), e pela fé podemos ser revestidos de sua justiça. Nós somos a sua noiva impura ou fiel?
LEITURA BíBLICA: Oséias 1:1-11
VERSíCULO CHAVE: O princípio da palavra do Senhor por intermédio de Oséias. Disse o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SenhorÓ (Oséias 1:2)
INFIDELIDADE ESPIRITUAL É UM ADULTÉRIO GRAVE.
Assim como a mulher de Oséias, Gômer, eventualmente foi infiel a ele, assim também a nação de Israel foi infiel a Deus. A idolatria de Israel era como um adultério. Eles fizeram relacionamentos políticos ilícitos com outras nações, e misturaram a adoração a Baal com a adoração a Deus. Assim como Gômer, nós podemos correr atrás de poder, prazer, dinheiro ou reconhecimento. As tentações neste mundo podem ser muito sedutivas. Somos leais a Deus, permanecendo completamente fiel, ou será que outros amantes tomaram o seus lugares?

ADOÇAO



DE QUE MANEIRA UM CRISTÃO FAZ PARTE DA FAMíLIA DE DEUS?
LEITURA BíBLICA: Romanos 8:1-17
VERSíCULO CHAVE: O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:16)
DEUS NOS ADOTA ATRAVÉS DE CRISTO.
Paulo usa a idéia de adoção para ilustrar o novo relacionamento do crente com Deus. Na cultura romana, a pessoa que era adotada perdia todos os direitos de sua antiga familia e ganhava todos os direitos de um filho legítimo em sua nova familia. Se tornava um legítimo herdeiro dos bens de seu novo pai. Da mesma forma que uma pessoa quando se torna cristã, ganha todos os privilégios e responsabilidades de um filho da familia de Deus. Um desses privilégios excepcionais é ser guiado pelo Espírito (veja Gálatas 4:1-7). As vezes não sentimos que pertencemos à Deus, porém o Espirito Santo é nossa testemunha. Sua presença interior nos lembra quem somos e nos encoraja com seu amor (Romanos 5:5).
LEITURA BíBLICA: Efésios 1:1-10
VERSíCULO CHAVE: nos predestinou para ele para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade. (Efésios 1:5)
A ADOÇÃO ERA O SEU PLANO DESDE O INíCIO
Predestinado significa destinado antes. Essa é uma outra maneira de dizer que a salvação é obra de Deus e não o nosso próprio feito. Deus nos adotou como seus próprios filhos. Através do sacrifício de Jesus, ele nos trouxe para dentro de sua família e nos fez herdeiros juntamente com Jesus (Romanos 8:17). Na lei romana, crianças adotadas tinham os mesmos direitos e previlégios que filhos de sangue. Paulo usa esse termo para mostrar como o nosso relacionamento com ele é forte. Para mais detalhes no significado de adoção, veja Gálatas 4:1-7.

A PALAVRA DE DEUS SOBRE ADOÇAO



PORQUE DEUS IRIA QUERER NOS ADOTAR?
1 João 3:1 . . . Vede quão grande amor nos concedeu o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. E somos mesmos seus filhos!
1 Tessalonicenses 1:4 . . .reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição.
Deus nos escolheu para sermos seus filhos adotivos porque ele nos ama.
Efésios 1:5 . . .nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade
Deus sempre planejou nos adotar como seus filhos. Essa não é uma idéia nova.
1 Pedro 2:9 . . . Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Filipenses 2:14-15 . . . Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas, para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geraçãocorrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.
Ele nos adotou para mostrar aos outros o quão bom ele é. Como filhos adotados, precisamos mostrar aos outros, através de nós, como Deus é bom.
QUAIS SÃO AS NOSSAS RESPONSABILIDADES COMO FILHOS ADOTADOS DE DEUS?
1 Pedro 1:14-16 . . . Como filhos obedientes não vos conformeis com as concupiscências que antes tinheis na vossa ignorância. Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
1 Tessalonicenses 4:7 . . . Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santificação.
Efésios 5:8 . . . Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz.
Colossenses 3:12-14 . . . Portanto, como eleitos de Deus,santos, e amados, revesti-vos de compaixão, de benignidade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós. E, sobre tudo, revesti-vos de amor, que é o vínculoda perfeição.
Efésios 5:1 . . . Sede, pois, imitadores de Deus como filhos amados,
Como filhos de Deus, temos que tentar moldar nosso caráter para ser igual ao do nosso Pai celestial. Nossas vidas, no entanto, tem que ser caracterizada pela obediência, santidade, pureza, misericordia, bondade, humildade, gentileza, paciência e amor ao procurarmos seguir consistentemente o seu exemplo.
QUAIS SÃO ALGUNS DOS PRIVILÉGIOS COMO FILHOS ADOTADOS DE DEUS?
2 Corintios 6:18 . . . ÒEu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas" diz o Senhor Todo-Poderoso.
Efésios 2:18 . . . Pois por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
Mateus 6:6, 9 . . . Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto. E teu Pai, que vê secretamente, te recompensará.Portanto vós arareis assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome.
Nós podemos ter um relacionamento com Deus Pai.
Efésios 2:19 . . . Assim já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.
Hebreus 2:11 . . . Tanto o que santifica, como os que são santificados, vêm todos de um só. Por esta causa Jesus não se envergonha de lhes chamar irmãos.
Nós fazemos parte da família de Deus. Nós pertencemos!
Efésios 1:6-8 . . . Para louvor e glória de sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça, que ele derramou profundamente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento.
Nós somos os beneficiários da bondade de Deus.
Efésios 3:6 . . . O mistério é que os gentiossão co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus pelo evangelho.
Mateus 7:11 . . . Ora, se vós sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que estás nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem.
Nós somos recebedores das bençãos e dos presentes do Pai.
1 Tessalonicences 2:12 . . . para que andásseis de um modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.
Romanos 8:17 . . . Se nós somos filhos, logo somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Somos privilegiados de compartilhar da glória e do sofrimento de Cristo.
João 14:1-3 . . . ÒNão se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa do meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais também.Ó
Romanos 8:18 . . . Para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Apocalipse 2:26-27 . . . "Ao que vencer, e guardaraté o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações."
Apocalipse 3:21 . . . "Ao que vencer, dar-lhe-ei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono."
Os nossos privilégios como filhos de Deus não param qui na terra, mas continuam através da eternidade. Nós sempre teremos um relacionamento com Deus. Até mesmo a nossa herança é eterna, pois nós viveremos na sua morada celestial com ele para sempre!
PROMESSAS DE DEUS:
Efésios 1:4-6 . . . Pois nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermossantos e irrepreensíveis diante dele. Em amor nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.
1 Pedro 1:2 . . . eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Adequação

ADEQUAÇÃOLEITURA BíBLICA: 2 Coríntios 2:14-17
VERSíCULO CHAVE:Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem (2 Coríntios 2:15).
DEVEMOS DEPENDER DE CRISTO PARA NOS SENTIRMOS ADEQUADOS
Paulo pergunta quem é adequado para a tarefa de representar a Cristo. Nossa capacitação vem sempre de Deus (1 Coríntios 15:10, 2 Coríntios 3:5). Ele já nos chamou e enviou Mateus 28:18-20). Ele nos deu o Espírito Santo para falar com o poder de Cristo. Ele nos vigia, protegendo-nos enquanto obramos por ele. Portanto, se estamos conscientes de que é Deus quem nos faz competentes e úteis, não precisamos nos sentir incapazes. Servi-lo, portanto, significa enfocar no que ele pode fazer através de nós, e não o que podemos fazer por nós mesmos.

O QUE, E QUEM, DEVEMOS ADMIRAR?

ADMIRAÇÃO, A PALAVRA DE DEUS SOBRE
Salmo 5:7...Porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor.
Admiramos Deus por causa de seu amor infalível.
Salmo 77:13...O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus?
Êxodo 15:11...Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?
Admiramos a santidade e a glória de Deus.
Salmo 99:3...Celebrem eles o teu nome grande e tremendo, porque é santo.
Salmo 111:9...Enviou a seu povo a redenção; estabeleceu para sempre a sua aliança;santo e tremendo é o seu nome.
Filipenses 2:9-11...Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai.
Devemos admirar o nome de Deus Pai e Deus Filho.
Apocalipse 4:11...Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra, e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.
Salmo 19:1...Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
Salmo 139:14...Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.
Devemos admirar o Deus da criação.
1 Coríntios 16:15-16...E agora, irmãos, vos peço o seguinte: que também vos sujeitais a esses tais, como também a todo aquele que é cooperador e obreiro.
1 Tessalonissenses 5:12-13...Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros.
Devemos admirar os obreiros cristãos.
COMO PODEMOS EXPRESSAR NOSSA ADMIRAÇÃO A DEUS?
1 Samuel 12:24...Tão somente, pois, temei ao Senhor e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez.
Salmo 77: 11-12...Recordo os feitos do Senhor, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade. Considero também nas tuas obras todas e cogito dos teus prodígios.
Salmo 145:5...Meditarei no glorioso esplendor da tua majestade e nas tuas maravilhas.
Permaneça na majestade, glória, esplendor e amor infalível de Deus. Preencha seu coração e mente compensamentos a seu respeito. Você ficará tão cheio destas coisas que sua admiração por Deus se derramará em louvor.
Salmo 65:8...Os que habitam nos confins da terra temem os teus sinais; os que vêm do Oriente e do Ocidente, tu os fazes exaltar de júbilo.
Salmo 145:6-7...Falar-se-á do poder dos teus feitos tremendos, e contarei a tua grandeza. Divulgarão a memória da tua muita bondade e com júbilo celebrarão a tua justiça.
Nossos lábios serão bons instrumentos, oferecendo sons de louvor ao Criador. Salmo 76:11Fazei votos e pagai-os ao Senor, vosso Deus; tragam presentes todos os que o rodeiam, àquele que deve ser temido.
Jonas 1:16...Temeram, pois, estes homens em extremo ao Senhor; e ofereceram sacrifícios ao Senhor e fizeram votos.
Entregar nossas vidas para servir a Deus é uma maneira de admirar e louvá-lo.
COMO POSSO EXPRESAR MINHA ADMIRAÇÃO POR MEU CÔNJUGE?
Efésios 5:33...Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite o marido.
Romanos 12:10...Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Posso expressar minha admiração por meu cônjuge dando-lhe honra amorosa, respeito e afeto. Jó 29:23...A minha honra se renovará em mim, e o meu arco se reforçará na minha mão. Os que me ouviam esperavam o meu conselho e guardavam silêncio para ouvi-lo. Havendo eu falado, não replicavam; as minhas palavras caiam neles como orvalho. Esperavam-me como à chuva, abriam a boca como à chuva da primavera.
Provérbios 31: 28-29...Levantam-se os seus filhos e a chamam de ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepuja.
Posso expressar minha admiração pelo meu cônjuge ouvindo-o de bom grado, e valorizando o seu conselho. atentamente,
Jó 29:24...Sorria-me para eles quando não tinham confiança; e a luz do meu rosto não desprezavam.
Até o meu sorriso e a expressão no meu rosto podem demonstrar aprovação e admiração por meu cônjuge.
O QUE DEUS ADMIRA EM NÓS?
Hebreus 11:2...Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Deus admira nossa fé.
Romanos 2:13...Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Romanos 6:16...Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja pecado para a morte ou da obediência para a justiça?
Deus admira nossa obediência.
Romanos 14:17-18...Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.
2 Timóteo 2:15...Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Deus admira a obra e o coração de seus obreiros.
O QUE DEVE SER ADMIRÁVEL EM NÓS?
Provérbios 31:30...Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.
Honrar e admirar a Deus são qualidades admiráveis.
Eclesiastes 2:13...Então, vi que a sabedoria é mais proveitosa do que a estultícia, quanto a luz traz mais proveito que as trevas.
Provérbios 12:8...Segundo o entendimento, será louvado o homem, mas o perverso de coração será desprezado.
1 Reis 3:28...Todo o Israel ouviu a sentença que o rei havia proferido; e todos tiveram profundo respeito ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.
Sabedoria e bom-senso são qualidades admiráveis. Provérbios 19:11...A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.
Auto controle, ser paciente e perdoador, são qualidades admiráveis.
2 Coríntios 9:13-14...Visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência de vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos, enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante graça de Deus que há em vós.
Somos admirados quando a graça de Deus se evidencia nas nossas vidas.
Jó 29:11-17...Ouvindo-me algum ouvido, esse me chamava feliz; vendo-me algum olho, dava testemunho de mim; porque eu livrava os pobres que clamavam e também o órfão que não tinha quem o socorresse. A benção do que estava por perecer vinha sobre mim, e eu fazi rejubilar-se o coração da viúva. Eu me cobria de justiça, e esta me servia de veste; como manto e turbante era a minha equidade. Eu me fazia de olhos para o cego, e de pés para o coxo. Dos necessitados era pai e até as causas dos desconhecidos examinava. Eu quebrava os queixos do iníquo e dos seus dentes lhe fazia eu cair a vítima.
Somos admirados quando nossas vidas são plenas de serviço aos outros.
PROMESSAS DE DEUS
Filipenses 4:8...Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isto o que ocupe o vosso pensamento.
Salmo 145:2-3...Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para o todo o sempre. Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado..

ACUSACÃO

LEITURA BíBLICA: Daniel 6:1-28
VERSíCULO CHAVE: Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus (Daniel 6:5).
O SILÊNCIO É UMA BOA RESPOSTA PARA FALSAS ACUSAÇÕES
Nesta ocasião, Daniel já tinha uns oitenta anos de idade e era um dos três principais administradores de Dario. Trabalhava junto a outros que não criam no seu Deus, mas era mais eficiente que os demais. Desta forma, atraiu a atenção e o respeito do rei.Também atraiu o ciúme de seus pares. Como estes nada encontravam para criticar, atacaram a fé de Daniel. Se for este o tipo de crítica que você enfrenta, fique feliz - talvez sua fé seja a única coisa que encontraram para criticar! Responda ficando firme na sua fé, e por ela vivendo. Lembre-se que Deus está no controle, lutando as suas batalhas.
LEITURA BíBLICA: Salmo 35:1-28
VERSíCULO CHAVE: Levantam-se iníquas testemunhas e me argúem de coisas que não sei (Salmo 35:11).
A ORAÇÃO É UMA RESPOSTA EFICAZ À ACUSAÇÃO Este é um salmo "ïmprecatório" que pede a Deus que lide com inimigos. Este tipo de salmo soa duro, mas devemos nos lembrar que: (1) Davi fugia de homens que desejavam matá-lo injustamente. Sendo Davi o ungido de Deus sobre Israel, chamado para destruir seus inimigos, ele não compreendia a situação. (2) O clamor de Davi por justiça era sincero. Não se tratava de sede de vingança. Ele buscava realmente o ideal perfeito de Deus para seu povo. (3) Davi não chamou a vingança para si: deixou para Deus. (4) Este tipo de salmo usa a hipérbole (exagero). Seu alvo é motivar-nos a tomas posição firme contra o pecado e o mal.
Para muitos, a crueldade é algo desconhecido; para outros, não. Deus promete ajudar os perseguidos e trazer o juízo para os que não se arrependem. Davi clamou a Deus para ser defendido quando foi injustamente acusado. Quando oramos por justiça, oramos como Davi. Se você for injustamente acusado, sua primeira reação pode ser querer se vingar, ou responder detalhadamente às acusações. Peça a Deus que lute a sua batalha. Ele limpará seu nome diante de todos que lhe forem realmente importantes. Quando Cristo voltar, os ímpios serão punidos.
LEITURA BíBLICA: Mateus 5:1-16
VERSíCULO CHAVE: Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós (Mateus 5:11).
A ALEGRIA É UMA RESPOSTA EFICAZ À ACUSAÇÃO Jesus disse para ficarmos alegres quando formos acusados. A perseguição pode ser uma coisa boa porque (1) desvia nossos olhos das recompensas terrenas, (2) expõe a fé superficial, (3) fortalece a fé dos que persistem, e (4) serve de exemplo para outros. É bom saber que muitos dos grandes profetas de Deus foram perseguidos (Elias, Jeremias, Daniel). Nossa perseguição demonstra que fomos fiéis. Deus premiará os fiéis ao abrir-lhes a porta do céu, onde não haverá mais perseguição.

A PALAVRA DE DEUS SOBRE ACORDO



COMO PODEMOS SER MAIS AGRADÁVEIS?
Romanos 14:19 . . . Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
Colossenses 3:14 . . . E, sobre tudo, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
Podemos ser mais agradáveis quando a harmonia é o nossa meta principal nos relacionamentos.
Romanos 12:16 . . . Sede unânimes entre vós. Não ambicioneis as coisas altivas, mas acomodai-vos às humildes. Não sejais sábios em vós mesmos.
Romanos 15:5 . . . Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.
Devemos adotar a atitude humilde de Jesus Cristo em nossos relacionamentos. A humildade não convida a hostilidade. Mas a hostilidade com certeza tráz de volta mais hostilidade.
Provérbios 17:14 . . . Como o abrir-se da represa, assim é o princípio da contenda; deixa a porfia antes que haja rixas.
Devemos ser sensíveis ao acúmulo de tensões e fazer todos os esforços para mandá-los embora ntes que estourem.
COMO PODEMOS CHEGAR A UM ACORDO?
1 Coríntios 1:10 . . . Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos a mesma coisa, e que não haja entre vós divisões, para que sejais unidos no mesmo sentido e no mesmo parecer.
Filipenses 2:2 . . . Completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa.
Estando unidos em pensamentos e propósitos nos ajuda a trabalhar juntos em amor, para chegar a um acordo. Começar discussões primeiro determinando qual é o seu propósito.
EM QUAL ÁREA DA MINHA VIDA NÃO DEVE HAVER ACORDO?
Salmos 119:3 . . . Não praticam iniqüidade; andam em seus caminhos.
Provérbios 25:26 . . . Como fonte turva, e manacial poluído, assim é o justo que cai diante do ímpio.
1 Reis 18:21 . . . Elias se achegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. Porém o povo não lhe respondeu nada.
1 Coríntios 10:21 . . . Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
2 Coríntios 6:15-16 . . . E que concordia há entre Cristo e Belial? E que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Pois vós sois santuário do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Não tem como haver a união do bem e do mau por causa de seus caminhos contrditórios. Até que Deus resolva a questão de uma vez por todas, haverá guerra entre Deus e Satanás, o bem e o mau, o certo e o errado.
PROMESSAS DE DEUS:
Salmos 133:1 . . . Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!

ACUSACÃO


COMO RESPONDER A FALSAS ACUSAÇÕES?
LEITURA BíBLICA: Daniel 6:1-28
VERSíCULO CHAVE: Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus (Daniel 6:5).
O SILÊNCIO É UMA BOA RESPOSTA PARA FALSAS ACUSAÇÕES
Nesta ocasião, Daniel já tinha uns oitenta anos de idade e era um dos três principais administradores de Dario. Trabalhava junto a outros que não criam no seu Deus, mas era mais eficiente que os demais. Desta forma, atraiu a atenção e o respeito do rei.Também atraiu o ciúme de seus pares. Como estes nada encontravam para criticar, atacaram a fé de Daniel. Se for este o tipo de crítica que você enfrenta, fique feliz - talvez sua fé seja a única coisa que encontraram para criticar! Responda ficando firme na sua fé, e por ela vivendo. Lembre-se que Deus está no controle, lutando as suas batalhas.
LEITURA BíBLICA: Salmo 35:1-28
VERSíCULO CHAVE: Levantam-se iníquas testemunhas e me argúem de coisas que não sei (Salmo 35:11).
A ORAÇÃO É UMA RESPOSTA EFICAZ À ACUSAÇÃO Este é um salmo "ïmprecatório" que pede a Deus que lide com inimigos. Este tipo de salmo soa duro, mas devemos nos lembrar que: (1) Davi fugia de homens que desejavam matá-lo injustamente. Sendo Davi o ungido de Deus sobre Israel, chamado para destruir seus inimigos, ele não compreendia a situação. (2) O clamor de Davi por justiça era sincero. Não se tratava de sede de vingança. Ele buscava realmente o ideal perfeito de Deus para seu povo. (3) Davi não chamou a vingança para si: deixou para Deus. (4) Este tipo de salmo usa a hipérbole (exagero). Seu alvo é motivar-nos a tomas posição firme contra o pecado e o mal.
Para muitos, a crueldade é algo desconhecido; para outros, não. Deus promete ajudar os perseguidos e trazer o juízo para os que não se arrependem. Davi clamou a Deus para ser defendido quando foi injustamente acusado. Quando oramos por justiça, oramos como Davi. Se você for injustamente acusado, sua primeira reação pode ser querer se vingar, ou responder detalhadamente às acusações. Peça a Deus que lute a sua batalha. Ele limpará seu nome diante de todos que lhe forem realmente importantes. Quando Cristo voltar, os ímpios serão punidos.
LEITURA BíBLICA: Mateus 5:1-16
VERSíCULO CHAVE: Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós (Mateus 5:11).
A ALEGRIA É UMA RESPOSTA EFICAZ À ACUSAÇÃO Jesus disse para ficarmos alegres quando formos acusados. A perseguição pode ser uma coisa boa porque (1) desvia nossos olhos das recompensas terrenas, (2) expõe a fé superficial, (3) fortalece a fé dos que persistem, e (4) serve de exemplo para outros. É bom saber que muitos dos grandes profetas de Deus foram perseguidos (Elias, Jeremias, Daniel). Nossa perseguição demonstra que fomos fiéis. Deus premiará os fiéis ao abrir-lhes a porta do céu, onde não haverá mais perseguição.

ACESSO

 LEITURA BíBLICA: Hebreus 10:19-25
VERSíCULO CHAVE: Tendo pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência, e lavado o corpo com água pura. (Hebreus 10:19-22)
OBTEMOS ACESSO IMEDIATO A DEUS ATRAVÉS DE JESUS
Temos privilégios importantes em nossa nova vida em Jesus. (1) temos acesso pessoal a Deus através de Jesus e dele podemos nos aproximar sem esquemas complicados 910;220; (2) podemos crescer na fé, transpondo dúvidas e perguntas, e aprofundar nossa comunhão com Deus (10:23); (3) podemos encorajar-nos uns aos outros (10:24); (4) podemos adorar juntos (10:25).
COMO FOI QUE JESUS NOS DEU ACESSO A DEUS?
LEITURA BíBLICA: Levítico 16:1-10
VERSíCULO CHAVE: Então disse o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório (Levítico 16:2).
JESUS SUBSTITUIU AS COMPLICADAS CERIMÔNIAS E RITUAIS DO PASSADO Arão perdia horas se preparando para encontrar Deus. Mas nós podemos dele nos aproximar a qualquer momento (Hebreus 4:16). Que privilégio! A nós é dado acesso mais fácil que aos sacerdotes do Antigo Testamento. Mesmo assim, não podemos nos esquecer que Deus é santo, nem permitir que nosso privilégio se transforme em descuido. O caminho para Deus foi aberto por Jesus. Ter, porém, fácil acesso a Deus não quer dizer que não devamos preparar nosso coração para nos aproximarmos em oração.
LEITURA BíBLICA: Hebreus 10:1-8 VERSíCULO CHAVE: Depois de dizer, como acima:Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste (cousas que se oferecem segundo a lei), então acrescentou: Eis aqui estou, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo (Hebreus 10:8-9).
OS SACRIFíCIOS DE OUTRORA ERAM TEMPORÁRIOS, ODE CRISTO É PERMANENTE
Quando as pessoas se juntavam para oferecer sacrifícios no Dia da Expiação, relembravam seus pecados e sentiam, novamente, culpa. O sacrifício de animais não removia o pecado, ofereciam somente uma forma temporária de tratar o pecado. O que precisavam, de fato, era o perdão - um perdão permanente, poderoso, e destruidor do pecado, que temos em Cristo. Tendo confessado nosso pecado a ele, nunca mais precisamos lembrá-lo. Ele o perdoou, não existe mais. Como é que, então, o povo do Antigo Testamento tinha seus pecados perdoados? Obedeciam as leis de Deus, e ele, graciosamente, os perdoava quando, pela fé, ofereciam seus sacrifícios. Mas estas práticas eram uma antevisão do sacrifício perfeito de Cristo. Cancelar um sistema em benefício de outro muito melhor significou eliminar o sistema de sacrifícios contido na lei cerimonial. Não significou eliminar a lei moral de Deus (os Dez Mandamentos). A lei cerimonial preparou o povo para a vinda de Cristo. Com a morte e ressurreição de Cristo ela não era mais necessária. Através de Cristo cumprimos a lei moral _a medida que o deixamos viver em nós.
O caminho de Cristo é superior ao do Antigo Testamento porque o antigo só mostrava o que ele poderia fazer. O trabalho dos sacerdotes era sem fim porque sempre tinham que se levantar e oferecer sacrifícios. O sacrifício de Cristo, morrendo em nosso lugar, acabou, de forma que ele está, agora, sentado. Os sacerdotes repetiam, constantemente, os sacrifícios; Cristo sacrificou de uma vez por todas. O sistema sacrificial não podia remover completamente o pecado; o de Cristo nos purificou eficazmente.

ACEITAÇÃO


DEUS NOS ACEITA EM QUE SE BASEIA A ACEITAÇÃO DE DEUS
LEITURA BíBLICA: Romanos 5:1-11
VERSíCULO CHAVE: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. (Romanos 5:1-2)
NOSSA ACEITAÇÃO SE BASEIA EM CRISTO
Estes versículos introduzem uma seção que contém alguns conceitos difíceis. Para entendermos os próximos quatro capítulos de Romanos, precisamos considerar a dualidade da realidade da vida cristã. Se, por um lado, somos completos em Cristo (nossa aceitação por ele é segura), por outro, estamos crescendo em Cristo (tornamo-nos mais e mais semelhantes a ele). Temos, ao mesmo tempo, o status de rei e as obrigações de um servo. Sentimos tanto a presença de Cristo e a pressão do pecado. Gozamos da paz que advém da justificação, mas enfrentamos problemas que nos ajudam a crescer. Se nos lembrarmos destas duas faces da vida cristã, não nos desencorajaremos quando enfrentarmos tentações e problemas. Ao contrário, aprenderemos a depender do poder que nos vem de Cristo, que vive em nós por seu Espírito.
POSSO CONFIAR NA ACEITAÇÃO DE DEUS?
LEITURA BíBLICA: Hebreus 6:13-20
VERSíCULO CHAVE: Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante cousas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta. (Hebreus 6:17-18)
SOMOS ACEITOS POR UM DEUS IMUTÁVEL
Duas coisas imutáveis de Deus: sua natureza e sua promessa. Deus incorpora toda a verdade, e não pode, portanto, mentir. E, sendo Deus a verdade, podemos confiar nas suas promessas. Você não precisa se preocupar que ele vá mudar de idéia. Aquele que busca a Deus de verdade, mediante a fé, recebe de Deus uma promessa incondicional de aceitação. Quando você questiona Deus com transparência, honestidade e sinceridade, pedindo que lhe salve do pecado, ele o fará. Esta promessa deve lhe encher de coragem e esperança.
O QUE SERIA UM EXEMPLO DA DEMONSTRAÇÃO DE QUE DEUS NOS ACEITA?
LEITURA BíBLICA: Lucas 2:8-20
VERSíCULO CHAVE: Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles.
ELE ESCOLHEU OS HUMILDES PARA SEREM ACEITOS
O maior evento da história acaba de acontecer! O Messias nasceu! Durante séculos os judeus ansiavam por este evento, e quando finalmente aconteceu, foi anunciado a humildes pastores. A boa nova de Jesus é que ele veio para todos, incluindo os simples e humildes. Ele vem para todo aquele que tiver um coração humilde o suficiente para aceitá-lo. Seja você quem for, seja o que você fizer, você pode Ter Jesus em sua vida. Não pense que você tenha que Ter qualificação especial: ele o aceita como é.
COMO FOI QUE AS PESSOAS ACEITARAM A JESUS QUANDO ELE VEIO A ESTE HUMANO NA CARNE?
LEITURA BíBLICA: João 1:1-18
VERSíCULO CHAVE: O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. (João 1:10-11)
JESUS SOUBE O QUE É SER REJEITADO
Apesar de Ter criado o mundo, Jesus não foi reconhecido por aquele que tinha criado (1:10). Até o povo escolhido por Deus para preparar o resto do mundo para a vinda do Messias o rejeitaram (1:11), mesmo que todo o Antigo Testamento apontasse para ele. Mas todos que o recebem ou aceitam Jesus Cristo como Senhor de suas vidas nascem, espiritualmente, de novo, recebendo uma nova vida de Deus. Pela fé em Cristo, somos mudados de dentro para fora, reagrupando nossas atitudes, desejos e motivações. Nascer nos torna fisicamente vivos e nos coloca na família de nossos pais(1:13). Nascer de novo nos torna espiritualmente vivos, e nos coloca na família de Deus(1:12). Você já pediu para Cristo transformá-lo em outra pessoa? Um recomeço de vida está disponível a todos aqueles que crêem em Cristo.
LEITURA BíBLICA: Lucas 4:16-30
VERSíCULO CHAVE: De fato, vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. (Lucas 4:24)
AQUELES MASI PRÓXIMOS DE JESUS TIVERAM A MAIOR DIFICULDADE EM ACEITÁ-LO
O próprio Jesus não foi aceito como profeta em sua cidade. Muitas pessoas têm uma atitude similar - um perito é qualquer um com uma maleta na mão e venha de longe. Não se surpreenda quando sua vida e fé cristã não forem compreendidas pelas pessoas que lhe são mais próximas.
LEITURA BíBLICA: Lucas 9:1-9
VERSíCULO CHAVE: Ora, o tetrarca Herodes soube de tudo o que se passava e ficou perplexo, porque alguns diziam: João ressuscitou dentre os mortos; e outros: Elias apareceu; e outros: Ressurgiu um dos antigos profetas.(Lucas 9:7-8)
ALGUNS PROCURARAM ACEITAR JESUS COMO OUTRO QUE NÃO AQUELE QUEM ELE DIZIA SER Era tão difícil aceitar Jesus como Filho de Deus que as pessoas buscavam outras explicações, a maioria das quais soam incríveis em nossos ouvidos. Muitos pensaram que fosse alguém que tivesse voltado à vida, talvez João Batista, talvez outro profeta. Alguns sugeriam que fosse Elias, o grande profeta que não morreu, tendo sido arrebatado par o céu numa carruagem de fogo (2 Reis 2:1-12). Poucos, como Pedro, encontraram a resposta correta (Lucas 9:20). Para muitos, até hoje é difícil aceitar como totalmente humano e, ao mesmo tempo, o totalmente divino Filho de Deus. Procuram, ainda, explicações alternativas - grande profeta, líder político radical, demagogo que se engana a si mesmo. Nenhuma dessas explicações justificam os milagres ou, especialmente, sua ressurreição - de forma que este, também, tem que ser explicados. Pensando bem, é mais fácil aceitar a verdade que buscar alternativas convincentes.
LEITURA BíBLICA: Marcos 8:27-38
VERSíCULO CHAVE: Perguntou-lhes: Quem dizem os homens que sou eu? Pedro lhe disse: tu és o Messias. (Marcos 8: 29).
A ACEITAÇÃO DE JESUS TEM QUE SER PESSOAL
Jesus perguntou a seus discípulos quem as pessoas pensavam quem ele era; depois, repetiu a mesma pergunta. Não basta que saibamos o que outros dizem sobre Jesus; você tem que saber, compreender e aceitar pessoalmente que ele é o Messias. Da curiosidade, temos que passar para o compromisso; da admiração, para a adoração. .
ACEITAR UM AO OUTRO QUÃO IMPORTANTE É ACEITAR AOS OUTROS?
LEITURA BíBLICA: Romanos 15:1-13
VERSíCULO CHAVE: Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus (Romanos 15:7).
ACEITAR OUTROS NASCE DA OBEDIÊNCIA A CRISTO. Aceitar o senhorio de Jesus em todas as áreas da vida significa compartilhar os seus valores e sua perspectiva sobre a autoridade das Escrituras, a natureza do céu, e a Ressurreição, para que tenhamos sua atitude amorosa para com outros cristãos. À medida que crescemos na fé, e conhecemos melhor a Jesus, torna-se mais viável manter esta atitude a cada dia. A atitude de Cristo é explicada de forma mais detalhada em Filipenses 2.
LEITURA BíBLICA: Juizes 11:1-11
VERSíCULO CHAVE: Então, Jefté fugiu da presença de seus irmãos e habitou na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram com ele e com ele saíam (Juízes 11:3).
QUANDO NÃO ACEITAMOS A OUTROS PERDEMOS SUA CONTRIBUIÇÃO
Circunstâncias fora do controle de Jefté o forçaram a se afastar do seu povo e a se exilar. Tanto crentes como não-crentes podem, hoje em dia, afastar aqueles que não se enquadram no seu figurino de sociedade, vizinhança ou igreja. Muitas vezes, como foi no caso de Jefté, perde-se grande potencial por causa de discriminação, uma recusa de se olhar o que há por trás de estereótipos. Olhe à sua volta e veja se não há vários Jeftés deixados de lado por causas fora de seu controle. Como cristão você sabe que todos têm seu lugar na família de Deus. Existe algo que você possa fazer para ajudá-los a serem aceitas pelo seu caráter e habilidades?
ACEITAR PODE SER PERIGOSO?
LEITURA BíBLICA: Êxodo 34:1-17
VERSíCULO CHAVE: ...Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que não te sejam por cilada (Êxodo 34:12).
A ACEITAÇÃO SE TORNA UM PERIGO QUANDO APLICADO A COMPORTAMENTO PECAMINOSO Deus instruiu seu povo para não participar dos rituais religiosos do povo pecaminoso à sua volta; sua lealdade absoluta e devoção exclusiva seriam para Deus. Simplesmente não se pode misturar adoração pagã com a do Deus Santo. Jesus grifou que não podemos servir a dois senhores - Deus e dinheiro (Lucas 16:13). O amor ao dinheiro é o deus do presente século, e muitos cristãos tentam "fazer uma aliança" com este deus escravizador. E você, está tentando adorar a dois deuses ao mesmo tempo? Onde está a sua aliança? Você está precisando derrubar altares e cortar altos?

A PALAVRA DE DEUS SOBRE ABUSO


Dentro do nosso círculo de influência e poder há muitas pessoas, dons, talentos, bens e oportunidades. O que fazemos com o que recebemos é um reflexo de quem somos e quão meritórios somos para receber mais. Podemos maximizar os bens e as pessoas, ou deles podemos abusar. O abuso vem em várias formas. Pode ser violento, ou então quieto como uma negligência benigna ou o abandono de um compromisso. Pode ser uma perversão, ou então uma constante depreciação do valor humano, como o gotejar que fura a pedra. Pode causar sofrimento ou roubar a pessoa de sua personalidade; pode deixar cicatrizes na pele ou feridas no coração. O resultado pode ser superficial, resposta a um comentário impensado, ou pode ser uma ferida duradoura que resulta de uma confiança abusada ou negligenciada. O abuso pressupõe duas vítimas, o abusador e o abusado. Mas Deus provê a cura - tanto física quanto espiritual - através do perdão e uma nova maneira de viver. O abusador pode mudar radicalmente pela ação do Espírito de Deus. O abusado pode, através de Cristo, perdoar o abusador e achar a cura real. Isto permite ao abusado romper o ciclo de abuso, que pode atravessar gerações.
PODE DEUS PERDOAR QUEM É CULPADO DE ABUSO?
Atos 2:21...E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Lucas 23:34...Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.
Deus perdoa todos os pecados, não alguns selecionados. Sua misericórdia é para todos, sem considerar seus passados.
2 Crônicas 33:6,13...Queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom...fez-lhe oração, e Deus se fez favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica..
Manassés foi o mais maldoso dos reis de Judá, abusivo a ponto de queimar seus próprios filhos no altar; mais tarde na sua vida buscou o perdão de Deus, e foi perdoado, tendo se transformado num rei que fez grandes coisas por sua nação.
DISCIPLINA FíSICA DOS FILHOS PODE SER CONSIDERADO ABUSO?
Provérbios 29: 15,17...A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma.
Provérbios 13:24...O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que ama, cedo o disciplina. A Bíblia recomenda claramente a disciplina de crianças, inclusive a física. Mas tem que ser dispensada com amor. "Disciplina" que surge da raiva pode levar ao abuso e à violência.
QUAL A MELHOR MANEIRA DE EVITAR O ABUSO?
Romanos 13:10...O amor não pratica o mal contra o próximo... O amor evita que abusemos alguém a quem amamos, fisicamente ou de qualquer outra maneira. Não é o amor tipo montanha-russa, baseado em emoções, mas é um compromisso pétreo para proteger e nutrir, independentemente das emoções momentâneas. Violência e abuso contra a pessoa amada é um sinal de alerta que nosso amor é duvidoso.
COMO CURAR AS FERIDAS CAUSADAS PELO ABUSO?
Mateus 15: 30-31...E Jesus os curou a todos. Somente Jesus pode curar vidas alquebradas.
Filipenses 4:8...Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
À medida que enchemos nossa mente com pensamentos sobre Deus, menos espaço e tempo existm para rememorar o passado.

A PALAVRA DE DEUS SOBRE ABSTINÊNCIA


POR QUE DEVO ME ABSTER?
Romanos 14:6ÉQuem distingue entre dia e dia, para o Senhor o faz; e quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, porque dá graças a Deus.
1 Coríntios 7:5ÉNão vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência. A abstinência pode ser agradável para Deus como forma de mostrar nossa devoção e gratidão a Ele. Abstinência pode ter menos relação com aquilo de que nos afastamos do que do que nos aproximamos.
Levítico 19:4ÉNão vos virareis para ídolos, nem vos fareis deuses de fundição;Eu sou o Senhor vosso Deus..
1 Coríntios 6:19ÉAcaso não sabeis que o vosso corpo é o santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes de Deus, e que não sois de vós mesmos?
A abstinência é uma maneira de reconhecer a soberania de Deus e sua autoridade sobre nossas vidas.
Uma vez que nossos corpos são o santuário do Espírito Santo, devemos ter cuidado com quem convidamos para nele entrar, a fim de não profanar o templo.
Romanos 14:21ÉÉ bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra cousa com que teu irmão venha a tropeçar.
1 Coríntios 8:13ÉE por isso, se a comida serve de escândalo para meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.
A abstinência pode se tornar necessária por causa da relação de outrem com Deus. É essencial nos abstermos de coisas que nos levam a pecar. É também essencial que nos abstenhamos de coisas que levem outros a pecar, especialmente àqueles que vem em nós modelos de comportamento.
DO QUE DEVO ME ABSTER?
1 João 5:21ÉFilhinhos, guardai-vos dos ídolos.
Deus anseia por um coração totalmente dedicado a Ele. Devemos amá-lo com um amor que a tudo consome, e que, por definição, não pode ser dividido ou mal-colocado. O amor é sempre uma questão de prioridades - o que, ou quem, vem em primeiro lugar em nossas vidas. Quando estivermos tentados a deslocá-lo em nossas vidas, é melhor ter alguém maior para substituí-lo - mas este, quem poderia ser?
1 Tessalonissenses 5:22...abstende-vos de toda forma de mal.
Salmo 119:101...De todo mau caminho desvio os meus pés, para observar a tua palavra.
1 Pedro 2:11ÉAmados, exorto-vos como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais que fazem guerra contra a alma.
Colossenses 3:5,8ÉFazei, pois, morrer vossa natureza terrena: prostituição, impurezas, paixão lasciva, desejo maligno, e a avareza, que é idolatria; agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena de vosso falar.
Salmo 101:4ÉLonge de mim o coração perverso; na quero conhecer o mal.
Devemos nos abster de toda ação e pensamento pecaminosos. Um coração cheio de justiça e bondade não tem mais espaço para o mal. Deus ordena que evitemos todo tipo de pecado sexual. Isto é particularmente importante no casamento, onde fidelidade e confiança são críticos no elo de unidade que Deus intencionou para marido e mulher.
Provérbios 14:7..Foge da presence do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento.
COMO PODEMOS NOS ABSTER? COMO NOS ABSTER DAS COISAS QUE PODEM NOS FAZER MAL? Colossenses 3:7, 9, 11ÉOra, nessas mesmas cousas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas...vos despistes do velho homem com seus feitos...porém, Cristo é tudo em todos.
Romanos 13:14Émas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências. A abstinência é possível pelo poder do Espírito Santo, que é o dom de Deus para todo aquele que crê. Quanto mais espaço dermos para o Espírito, menos haverá para influências malignas. O domínio próprio é a chave para a abstinência, e resulta do conhecimento de Deus! Devoção a Deus nos torna capazes de pensar com clareza numa perspectiva de eternidade e exercer maior domínio próprio.
Provérbios 16:6ÉPela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal. Desenvolver respeito por Deus ajuda-me a me abster do mal. Piedade não é só afastar-se do mal, é também aproximar-se de Deus. Às vezes o melhor que se tem a fazer é fisicamente remover-se de uma situação de uma situação tentadora.
QUAIS SÃO OS PERIGOS QUANDO NÃO NOS ABSTEMOS?
Provérbios 5:23ÉEle morrerá pela falta de disciplina, e pela sua muita loucura perdido cambaleia. Provérbios 25:28ÉComo cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio. Eu me torno vulnerável quando ajo sem domínio próprio. Controlo mãos e pés melhor quando controlo mente e coração.
1 Coríntios 6:9-11ÉOu não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.. Um estilo que se permite praticar o mal tem conseqüências eternas. Devo evitar o mal por causa de minha gratidão pelo que Deus, Jesus e o Espírito Santo fizeram por mim. Deus e o pecado não conseguem conviver no interior do seu coração.
QUAIS OS BENEFíCIOS DA ABSTINÊNCIA?
Romanos 6:13Énem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado como instrumento de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus como instrumentos de justice. Abster-se de todo o mal é a forma pela qual posso dar glória a Deus. É impossível agarrar-se a Deus e a um estilo de vida pecaminoso ao mesmo tempo.
Cantares de Salomão 8:9-10ÉSe ela for um muro, edificaremos sobre ele uma torre de prata..Eu sou um muro, e os meus seios como duas torres; sendo assim, fui tida por digna de confiança do meu amado. Abster-se de pecado sexual antes do casamento resulta em grandes bênçãos para você e seu cônjuge após o casamento..
PROMESSA DE DEUS:
Gálatas 5:22-23...Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei.

A PALAVRA DE DEUS SOBRE ABSOLUTOS


ABSOLUTOS, A PALAVRA DE DEUS PARECEM EXISTIR VÁRIS ÁREAS CINZENTAS NO TOCANTE AO CERTO E AO ERRADO. COMO POSSO SABER O QUE É CERTO?
Êxodo 20: 1-17...Então falou Deus todas estas palavras...
João 14:15...Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
João 14:17...o Espírito da verdade...
Provérbios 21:2...Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos.
Romanos 8:5...Porque os que se inclinam para a carne cogitam coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
Gálatas 5:16...Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
Deus nos deu o Espírito Santo que nos ajudará a viver em obediência. Ele nos alertará quando nossa natureza pecaminosa tentar nos dominar. Deus também nos deu sua palavra, a Bíblia, que nos diz claramente o que é absolutamente certo e o que é absolutamente errado.
ALGUNS AMIGOS CAÇOAM DE MIM PORQUE AJO CORRETAMENTE. COMO DEVO LIDAR COM ISSO?
1 Pedro 3:14...Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem aventurados sois. Não vos amedrontais, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados.
Gênesis 18:19...guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.
Romanos 2:10...glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem...
Você já pensou sobre o por que de você se sentir bem após ter praticado o que é correto? Aquela paz é a promessa de Deus para nós por fazermos a coisa certa.
PROMESSA DE DEUS
2 Timóteo 3:16..Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

ABORTO O QUE TEM DEUS A DIZER SOBRE A VIDA NO ÚTERO?


ABORTO
LEITURA BíBLICA: Jeremias 1:1-5
VERSíCULO CHAVE: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísses da madre, te consagrei e te constitui profeta às nações. (Jeremias 1:5)
AS PESSOAS TÊM VALOR MESMO ANTES DE NASCEREM.
Deus lhe conheceu, como conheceu a Jeremias, muito antes de você nascer ou ser concebido. Ele lhe conheceu, pensou a seu respeito, fez planos para você. Quando você se sentir desencorajado ou inadequado, lembre-se que Deus sempre o considerou valioso e sempre teve um propósito para você.
LEITURA BíBLICA: Salmo 139: 1-24
VERSíCULO CHAVE: Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste. (Salmo 139: 13-14)
DEUS OBRA NA VIDA DAS PESSOAS AINDA DENTRO DO ÚTERO
O caráter de Deus participa na criação de cada pessoa. Quando você se sente sem valor, ou começa a se odiar, lembre-se que o Espírito de Deus está pronto e disposto a obrar em você. Deus pensa em você constantemente (Salmo 139: 1-4). Devemos nos respeitar tanto quanto o Criador nos respeita.
O QUE ESTÁ POR TRÁS DO ABORTO HOJE?
LEITURA BíBLICA: 2 Crônicas 28:1-8
VERSíCULO CHAVE: Tinha Acaz vinte anos de idade, quando começou a reinar,e reinou dezesseis anos em Jerusalém; e não fez o que era reto perante o Senhor, como Davi seu pai (2 Crônicas 28:1).
O ABORTO É UM PECADO CONTRA DEUS.
Tente imaginar a monstruosidade de uma religião que oferece criancinhas como sacrifícios. Deus permitiu que Judá sofresse pesados danos como conseqüência das maldades de Acaz. Esta prática perdura até os dias atuais. O sacrifício de crianças aos duros deuses da conveniência, economia e desejos fugazes continua em clínicas esterilizadas em quantidades que assombrariam ao próprio Acaz. Se queremos permitir que crianças se aproximem de Jesus, precisamos primeiro permitir que venham ao mundo.

A PALAVRA DE DEUS SOBRE ABANDONO

ABANDONO, A PALAVRA DE DEUS SOBRE
Um dos conceitos mais terríveis na nossa vida é o término definitivo de um relacionamento muito estimado. Quer que o chamemos de abandono, renúncia, desistência ou divórcio, a situação retrata uma linha desenhada no relacionamento - uma linha divisória que rapidamente se transforma num fosso profundo entre duas pessoas, distanciando-as uma da outra. E uma das conseqüências de ser abandonado é que ameaça nosso sentimento de auto-estima. "Eu não valia nada, de forma que fui abandonado/a. Havia algo errado em mim, de forma que ninguém me queria." É muito confortador saber que Deus jamais abandona aquele que o ama.
SERÁ QUE DEUS ME ABANDONARÁ EM TEMPOS DIFíCEIS?
Salmo 9:10ÉEm ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam.
Salmo 27:10ÉPorque se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá.
João 14:16...E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja sempre convosco.
2 Coríntios 4:9ÉPerseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos. Um Deus que busca e uma pessoa que busca acabam por se encontrar. Deus jamais abandonará àquele que o busca.
MESMO QUE TODOS O ABANDONEM, DEUS JAMAIS O ABANDONARÁ
Gênesis 37:28ÉE passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram e o tiraram da cisterna e o venderam por vinte siclos de prata, aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito.
Gênesis 39:3Éo Senhor era com ele, e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos.
Às vezes sentimos que todos estão contra nós, mas Deus sempre está por nós por que seu amor por nós é profundo e duradouro.
DEUS JAMAIS ABANDONARÁ O SEU POVO
1 Samuel 12:22ÉPois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo escolhido.
Deus jamais deixará aqueles que nele confiam e que o amam. Quando você se sentir abandonado, não desista de Deus.
NOSSO SOFRIMENTO NÃO SIGNIFICA QUE DEUS NOS ABANDONOU
Deus tem compaixão e uma recompensa eterna para os que sofrem.
1 Pedro 5:10ÉDepois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar, e fundamentar.
ABANDONAR DEUS PROPOSITAL E COMPLETAMENTE É A ÚNICA MANEIRA DE CONSEGUIR QUE DEUS O ABANDONE
1 Samuel 16:14ÉTendo-se retirado de Saul o EspíritoÉ
A única vez que Deus abandona alguém é quando esta pessoa o abandona em primeiro lugar, proposital e continuamente.
EXISTEM COISAS QUE DEVEMOS ABANDONAR PARA QUE TENHAMOS MAIOR COMUNHÃO COM DEUS
Filipenses 3:8-10Épor amor do qual perdi todas as cousasÉpara conhecer o poder das ressurreição e a comunhão do seu sofrimento, conformando-me com ele na sua morte. Abandonar as coisas que nos separam de Deus é a melhor forma de garantir que não abandonaremos a Deus. Agarrar-nos a distrações pecaminosas poem em risco nossa caminhada com Deus.
DEVEMOS, NESTES DIAS TOLERANTES, ABANDONAR CERTAS COISAS?
Jó: 28:28ÉE disse ao homem: Eis que o temor de Deus é sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento. Efésios 4:31ÉLonge de vós toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malícia. 1 Pedro 2:1ÉDespojando-vos, pois, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências O pecado persistente nos leva a abandonar Deus. A virtude persistente nos leva a abandonar o pecado.
PROMESSAS DE DEUS
Hebreus 13:5ÉDe maneira alguma te abandonarei.

ALTAR


Altar é o lugar em que sacrifícios são oferecidos a Deus. Pode ser sacrifício de animais ou queima de incenso (aroma agradável) diante de Deus (Êxodo 30:1-10). O sacrifício de animais era usado como forma de perdão para os pecados. A prática era conhecida no velho Oriente Médio. Os vizinhos de Israel, os cananitas, tinham seus próprios altares e cerimônias. O altar ficava sempre num lugar elevado.
Os primeiros capítulos da Bíblia se referem à construção de vários altares. Noé ofereceu holocaustos (Gênesis 8:20). Abraão construiu um altar em Siquém (12:7), outro em Betel (12:8), e outro no Monte Moriá (22:9). Isaque construiu um altar em Berseba (26:25), e Jacó em Siquém (33:20) e Betel (35:7). Moisés construiu em Refidim (Êxodo 17:15) e um outro em Horebe (24:4). Em cada caso o altar foi construído para relembrar um evento em que Deus tinha ajudado o ofertante.
Dois altares foram usados no tabernáculo (o lugar em que Israel se encontrava com Deus). Um, medindo 5 por 5 por 3 côvados (2,3m x 2,3m x 1,4m), era feito de madeira coberta de bronze e usado para holocaustos (Êxodo 27:1-8; 38:1-7). O outro, menor, o altar de ouro, media cerca de 18 polegadas (45 cm) de lado e 3 pés (90 cm) de altura. Era usado para queimar incenso antes do véu. (30:1-10; 40:5). Em Êxodo 20:24-26, Israel foi instruído a fazer um altar de terra ou de pedras brutas. Holocaustos e sacrifícios propiciatórios deveriam ser feitos em todo lugar em que Deus determinasse como Sua morada. Várias pessoas construíram altares em ocasiões diversas.
Josué construiu um altar no Monte Ebal (Josué 8:30-31). Os rubenitas, os gaditas e metade da tribo de Manassés, além do Jordão (22:10-16). Gideão construiu em Ofra (Juízes 6:24). A família de Davi o fez em Belém (I Samuel 20:6, 29). Davi edificou altar na eira de Araúna. Elias construiu no Monte Carmelo (I Reis 18:30). Havia dois altares no templo de Salomão. Um media 20 côvados de lado (cerca de 7,6m) e 10 côvados de altura (cerca de 3,8m). Era feito de bronze e usado para holocaustos. Foi o centro da adoração no templo até que este foi destruído. O segundo, o altar de incensos, se localizava na frente do véu. Era feito de cedro e coberto de ouro (I Reis 6:20-22). Quando o templo estava em ruínas, Ezequiel teve uma visão de sua restauração em Jerusalém. Este era um altar de holocausto trabalhado, elevando-se em 3 patamares numa altura de 10 côvados (5,3 m). Sua base tinha cerca de 20 côvados (10,6 m) de lado.
Zorobabel construiu um altar de holocaustos (Esdras 3:2), que mais tarde não foi considerado santo. Havia provavelmente no altar uma imagem de Zeus, o antigo deus grego. Na adoração cristã nenhum altar era requerido. Com a morte de Jesus Cristo, havia sido feito o sacirfício final pelo pecado. O Novo Testamento se refere ao altar de holocausto no templo (Mateus 5:23-24; 23:18-20,35; Lucas 11:51; I Coríntios 9:13; 10:18; Hebreus 7:13; Apocalipse 11:1). Também fala sobre o altar de incenso, tanto no templo terreno (Lucas 1:11) como no templo celestial (Apocalipse 6:9, 8:5, 9:13).

ABRAÃO

ABRAÃO
VISÃO GERAL
Abraão é uma das figuras mais importantes da Bíblia. É chamado "o amigo de Deus" (II Crônicas 20:7, Tiago 2:23) Embora não tivesse filhos, Deus lhe prometeu, "todas as famílias da terra serão abençoadas através de ti" (Gênesis 12:3). Essa aparente contradição possibilitou grandes testes de fé, promessa e realização para Abraão e sua esposa Sara. Através da vida de Abraão, Deus revelou seu plano de escolher e fazer aliança com o seu povo. Abraão confiou em Deus e agora é conhecido como o pai do povo escolhido de Deus.
Seu nome era originalmente Abrão, significando "(o) pai exaltado". Seus pais integravam um grupo que adorava a lua na cidade de Ur e o nome antigo de Abraão provavelmente se referia ao deus lua ou a qualquer outro deus pagão, Deus mudou o nome de Abrão para Abraão (Gênesis 17:5) para indicar claramente uma separação dos caminhos pagãos de Abrão. O novo nome de Abrão significava "pai de uma multidão" e era uma afirmação da promessa que Deus lhe havia feito de que teria muitos descendentes. Esta troca de nome foi também uma prova significativa de sua fé em Deus. Àquela época, Abraão estava com 99 anos e sua esposa estéril com 90 anos (11:30; 17:1- 4:17).
A VIDA DE ABRAÃO
A história de Abrão começa em Gênesis 11, onde sua genealogia é lembrada (Gênesis 11:26-32). Terá, seu pai, recebeu o nome de um deus pagão adorado em Ur. Terá teve três filhos: Abrão, Naor e Harã.. Harã, o pai de Ló, morreu antes que a família saísse de Ur. Terá tomou Ló, Abrão e a mulher deste, Sarai, e tirou-os de Ur para irem para Canaã, mas eles se estabeleceram em Harã (11:31). O livro de Atos 7:2-4 afirma que Abrão ouviu o primeiro chamado de Deus enquanto ainda estava em Ur.
UM NOVO LAR
Depois da morte de Terá, Deus disse a Abrão, "Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei". Esta ordem foi a base para a "aliança" de Deus com Abrão. Deus prometeu a Abrão fazê-lo fundador de uma nova nação naquela nova terra. (12:1-3). Abrão, confiando na promessa de Deus, partiu de Harã aos 74 anos. Entrando em Canaã, foi primeiro para Siquém, uma importante cidade de Canaã situada entre o Monte Gerizim e o Monte Eval. Próximo ao carvalho de Moré, um santuário de Canaã, Deus lhe apareceu (Gênesis 12:7) Abrão construiu um altar em Siquém, em seguida mudou-se para as vizinhanças de Betel onde novamente edificou um altar ao Senhor (12:8). Abrão não somente orava nesse altar, mas "invocava o nome do Senhor". Abrão fez uma proclamação, declarando a realidade de Deus nos centros de falsa adoração em Canaã. Mais tarde mudou-se para Hebrom, próximo aos carvalhos de Manre, onde novamente construiu um altar para adorar a Deus.
ABRÃO SE DESANIMA
Apesar de sua obediência, Abrão ainda não havia recebido o filho prometido por Deus. Abrão providenciou que seu servo, Eliezer de Damasco, se tornasse seu hedeiro (Gênesis 15:2). De acordo com os costumes da época, um casal rico e sem filhos poderia adotar um herdeiro para receber sua herança. Quase sempre um escravo, o herdeiro seria responsável pelo sepultamento e luto de seus pais adotivos. Se um filho nascesse após a adoção de um escravo-herdeiro, o filho natural poderia tomar seu lugar. Deus respondeu a Abrão: "Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti, será o teu herdeiro" (15:4) Então Deus fez uma aliança com Abrão, prometendo-lhe um herdeiro cujos descendentes se multiplicariam numa grande nação por toda a terra de Canaã.
Novamente Abrão e Sarai tentaram trabalhar sua própria versão dos planos de Deus.Aos 86 anos ele teve um filho com Hagar, criada de Sarai. Essa criança, chamada Ismael, foi uma bênção, mas não era a que Deus prometera. Quando tinha 99 anos, Deus apareceu ao idoso Abrão e reafirmou sua promessa de um filho (Gênesis 17). Deus o instruiu a circuncidar seus descendentes como sinal de que eram povo de Deus (Gênesis 17: 9-14). Ele também trocou os nomes de Abrão e Sarai para Abraão e Sara (17: 5, 15). Abraão riu à idéia de gerar um filho na sua idade: "Então se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos?" (17:17). O tempo de Deus certamente não coincidia com o calendário de Abraão, mas este continuou a obedecer e aguardar pelos planos Dele.
DEUS REAFIRMA SUA PROMESSA
A destruição de duas cidades, Sodoma e Gomorra, forneceu o cenário para o próximo passo do plano de Deus para Abraão (Gênesis 18-19). O capítulo 18 começa com três indivíduos buscando se refugiar do calor do dia em seu caminho para essas duas cidades. Abraão ofereceu água para se refrescarem e uma refeição a esses misteriosos convidados, que não pareciam ser viajantes comuns. O Anjo do Senhor junto com outros dois anjos apareceu a Abraão (Gênesis 18: 1-2; 19:1). Alguns estudiosos acreditam que o Anjo do Senhor era o próprio Deus (Gênesis 18: 17, 33). Os anjos anunciaram que o filho prometido de Abraão estava próximo. Desta vez, foi Sara que riu ao ouvir a notícia.
NASCE ISAQUE
Enfim, quando Abraão tinha 100 anos e sua mulher 90, "o Senhor fez exatamente o que havia prometido" (Gênesis 21:1). O casal idoso não se podia conter de alegria pelo nascimento do filho prometido. Abraão e Sara riram de incredulidade nos dias da promessa, agora riam e se alegravam na sua riqueza. O bebê, nascido no tempo de Deus, foi chamado Isaque ("ele ri!"). Sara disse "Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso, vai rir-se juntamente comigo" (21:6).
A FÉ DE ABRAÃO É TESTADA
O riso sobre o nascimento de Isaque cessou. Em Gênesis 22. Deus ordenou a Abraão sacrificar seu filho Isaque. Depois de 25 anos esperando a promessa de Deus, pode-se imaginar o trauma de tão sofrido teste. Abraão pensou que esse teste significava que não haveria herdeiro e nem nação poderosa. Mas também pensou o que isso significaria se não obedecesse a Deus.
Abraão tomou seu filho e foram a um altar preparado para o sacrifício. Quando estava preparado para desferir o golpe, o anjo de Deus o advertiu chamando "Abraão!" A vida de Isaque foi poupada e Abraão de fato se tornaria "pai de uma grande nação".
Deus imaginou que Abraão desejava renunciar a se filho. Imaginou o quanto Abraão O amava e desejava obedecê-Lo. O anjo de Deus disse "Sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho" (Gênesis 22:12). Abraão viu um carneiro num arbusto próximo. O anjo explicou que haveria um sacrifício naquele dia, mas não seria Isaque o sacrificado. Deus providenciou o carneiro como substituto para Isaque. Abraão deu àquele lugar o nome "o Senhor proverá". Esta história apontava para a provisão de Deus dando o seu único Filho, Jesus Cristo, como sacrifício pelos pecados da humanidade.