sexta-feira, 20 de abril de 2012

BONIFACE



(680-754)
Monge inglês; missionário na Alemanha

Conhecido como o "apóstolo da Alemanha", o nome real de Bonifácio era Wynfrith; era um anglo-saxão nascido em Devonshire. Tornou-se monge e distinguiu-se como erudito e orador. Em 1716 participou de uma missão à Alemanha, mas a guerra e a oposição o fizeram voltar. Tendo ainda a intenção de evangelizar a Frísia, foi para Roma onde o Papa Gregório II o incumbiu de evangelizar a Alemanha e levar todas as igrejas de lá a se submeterem a Roma. De 719 a 722 foi bem sucedido no trabalho em Frísia, Hesse e Turíngia e uma vez mais voltou a Roma onde foi consagrado bispo.

Retornou à Alemanha para evangelizar mas também para acabar com a heresia. Com o auxílio de monges ingleses dedicados, seu evangelismo veio a ser uma cruzada sistemática contra o paganismo saxão: destruindo ídolos, batizando os pagãos, fundando igrejas e monastérios.

Em 732 Bonifácio se tornou arcebispo. Organizou a igreja na Bavária em quatro bispados (Regensburg, Freising, Salzburg e Passau). Depois, com a ajuda dos poderes civis se dedicou a reformar a igreja frâncica. Dividiu a igreja francesa do leste em quatro dioceses (Erfurt, Wurzburg, Buraburg e Eichstadt), tornando os novos bispos seus ajudantes de confiança. Em seguida, formou um concílio da igreja em 742 e o presidiu. Fundou a grande abadia de Fulda, que se tornou o centro da cultura monástica germânica. Como Bonifácio previu, a tarefa de acabar com a heresia incluía batalhar contra Virgílio, o bispo celta de Salzburgo, que insistia na existência de outros mundos além deste, e também contra Adalberto, um bispo francês, que alardeava ter recebido sinais dos santos diretamente dos anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário