sexta-feira, 20 de abril de 2012

IRENAEUS

IRENAEUS

(fl. c. 175–195)
Irenaeus cresceu na Ásia Menor debaixo da pregação do pai apostólico Policarpo e se mudou para o sul da França, se tornando um "ancião" (presbítero) em Lion. Quando o bispo já idoso foi martirizado, Irenaeus o sucedeu como bispo no ocidente.
Em seu primeiro trabalho, Irenaeus passa a sua teologia como um depoimento da fé cristã para refutar as heresias de Valentino e Marcion. Para Irenaeus a autoridade da "fá" é estabelecida pela linhagem direta dos anciãos nas igrejas desde os apóstolos. Essa mensagem autêntica da igreja reafirma a bíblia cristã. Ele foi o primeiro a declarar os quatro evangelhos como cânon. A essas, ele também adicionou uma lista de escritas apostólicas, citando todas como "Escritura" juntamente com o Velho Testamento.
Irenaeus era mais paulino do que os pais apostólicos. Ele também era mais bíblico e menos filosófico do que os pais da igreja grega que viriam mais tarde. Apesar de ser um contemporâneo dos apologistas e seus trabalhos, Irenaeus foi o primeiro a escrever como teólogo para a igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário